DESMOLDANTE CULINÁRIO CASEIRO - CHEGA DE UNTAR COM FARINHA!

desmoldante_caseiro_bolos
"Goop" ~ Homemade Pan Release.  Cheap, Easy and Effective!  You must try this recipe!
Foto Original: http://iambaker.net

Olha essa dica que bacana!

Todos sabemos que as assadeiras e formas mesmo com material anti aderente, quase sempre precisam de uma untada para garantir que o seu preparo não fique grudado em nenhum ponto.

Mas é muito pouco prático, e até acaba fazendo a maior sujeira seguir o método tradicional, com uma gordura (manteiga, óleo...) e farinha. Sem falar que mesmo assim, você ainda corre o risco de um cantinho miserável ainda ficar grudado ao final da cocção, estragando a estética do seu preparo. 

Pensando nisso, pesquisei e encontrei uma técnica ninja, na gringa, que ensina a você criar uma pastinha anti aderente, que rende pra caramba, e você pode até guardar na geladeira por cerca de 2 meses bem fechada, que não estraga e estará sempre à sua disposição sem nenhum trabalho. Ah, e oferece um resultado bem melhor que o da farinha, por proporcionar uma camada muito mais densa entre a sua forma, e o alimento.

Vamos lá:

Ingredientes
·         1 Xícara de Farinha
·         1 Xícara de Gordura Vegetal (lá em casa vai na manteiga mesmo)
·         1 Xícara de Óleo de Canola

Instruções
    Coloque todos os ingredientes em um bowl médio, e misture bem com um fuê, ou até mesmo com as mãos. A mistura ficará bem cremosa.

              Armazene em um recipiente hermético na geladeira.

Quando quiser utilizar, espalhe a mistura por toda a sua forma ou assadeira com a ajuda de um pincel, broxa ou espátula

Fica a dica:
A receita foi utilizada com sucesso em todos os tipos de bolos. Entretanto, algumas pessoas sugeriram utilizar cacau em pó, no lugar da farinha, para bolos de chocolate.Geralmente eu não aconselho deixar os bolos esfriarem nas assadeiras e formas em que foram assados. Eles podem não soltar tão bem.Seja generoso com a pasta.Armazene na geladeira. Quando você deixar na geladeira por um período muito longo, a mistura pode parecer "desagregada". Se isso acontecer, simplesmente misture tudo novamente antes de utilizar. Dizem que pode durar até 5 meses, e outras pessoas dizem que a partir de 2 meses, pode ficar com cheiro forte e criar alguns fungos. Na dúvida, 2 meses no máximo, e então prepare um novo, afinal é muito simples e barato, certo?A ideia de utilizar com óleo de canola é muito boa. Em recentes pesquisas, constataram que o óleo de canola chega a ser melhor até que a maioria dos azeites, para o seu corpo. E ainda tem o benefício de ser de sabor bem neutro. Mas ainda há os mais radicais que acusam o óleo de ser um preparo sintético, a partir de transgênicos, e portanto desaconselham o seu uso. Siga o seu ponto de vista. E só pra deixar claro, a dica do cacau em pó ainda não foi testada, portanto, se ficar uma caca ou se ficar ótimo, deixe sua experiência em nossos comentários! ;) 

2 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Eu cheguei aqui através de uma pesquisa no Google porque, pela primeira vez na vida, vi o termo "desmoldante" num grupo de culinária. Aí quis saber o que era. É isto. Pode até ser que eu teste essa receita.
    Será que altera muito usar óleo de girassol em vez do de canola?

    ResponderExcluir

Scroll to top