MASSA DE ESFIHA DELICIOSA EM 5 MINUTOS


Essa receita de massa pode ser utilizada para esfihas, como será o post de hoje, ou você também poderá utiliza-la para pizzas, pães, enrolados, tranças, cachorro quente de forno, e mais umas novecentas receitas que você quiser.

O que achei mais bacana desta receita, é que se seguida a risca, não tem como errar porque são muito poucos ingredientes, praticamente não precisa sovar, e não precisa nem deixar descansar para crescer. Em 5 minutos você consegue misturar todos os ingredientes e partir pra montagem do seu prato!

Então vamos a esta receita de massa extremamente prática e rápida:

Ingredientes:
1/2 Xícara de óleo
2 Colheres de sopa de açúcar
1 Colher de sopa de sal
1 Colher de sopa (utilizei 1 sachê) de fermento biológico seco
1/2 Kg de farinha de trigo
1 e 1/2 Xícaras de água morna (200ml)

Modo de preparo:
Comece misturando tudo, menos a farinha, mexendo por poucos segundos. Acrescente então a farinha aos poucos, dando uma leve sovada, inicialmente com a ponta dos dedos, e então, aumentando a intensidade.
Assim que todos os ingredientes estiverem bem misturados e a sua massa bem lisinha, está pronto!
Neste momento você já pode começar a montagem do seu prato, sem sovar por minutos intermináveis, nem ficar esperando a massa descansar e crescer.
Fácil, não é mesmo?

Neste dia, fizemos esfihas fechadas de frango com catupiri, mas nem vou passar a receita dos possíveis recheios, porque acho que são muito simples de se fazer, e cada um tem o seu temperinho especial. A unica dica aqui, é que qualquer recheio precisa ser sequinho, ou se for pastoso, que seja no ponto mais firme possível, pra não vazar durante o tempo de forno, e sempre recheios já resfriados... Nada de colocar recheios quentes!

Para fechar estas esfihas também foi muito simples: Abrimos um disco pequeno na palma da mão e acrescentamos o recheio no centro. Com a outra mão, vamos fechando este disco ao meio, como um pastel meia lua, iniciando da borda do disco, até o centro, e então paramos de fechar neste sentido. Agora, puxamos a borda que ainda não foi dobrada, de encontro com as demais, e está feito então seu triângulo!

Note que nas fotos, elas ficaram lindas e coradas, porém sem brilho, porque não fizemos a tradicional pincelada de gema de ovo por cima, antes de assar, pelo simples motivo de que para nossa surpresa, os ovos haviam acabado na nossa geladeira, e a preguiça de correr no mercado falou mais alto. Ficou tão boa quanto, e este é apenas um detalhe estético, mas se quiser suas esfihas mais brilhantes, gema de ovo nelas!

Se quiser fazer esfihas abertas, siga todas as dicas a risca, porque o processo é exatamente o mesmo.

O tempo de forno das fechadas, foi de aproximadamente 35 minutos em forno pré aquecido, e temperatura média.
Já para as abertas, preciso testar, e atualizo aqui quando já souber.

Próximo final de semana, devo testar essa massa com alguma trança, ou até mesmo uma pizza. Essa massa é muito versátil, e você tem liberdade pra ir até onde sua criatividade te levar!

O rendimento foi de aproximadamente 13 a 15 unidades médias.

Fica a dica:
Se você nunca fechou uma esfiha antes, como eu, não desanime se o seu trabalho ficar péssimo nas 2 ou 3 primeiras. Antes da quinta, você já vai ter pego o jeito. Não deixe-as muito próximas pois elas tendem a crescer um pouquinho. A assadeira foi untada apenas com óleo. Pode ser feita de véspera, e deixada para assar na hora de servir, porém deve ser coberta com plastico film para a massa não ressecar. E para quem gosta, harmoniza com uma Tabasco como poucas! ;)

9 comentários :

  1. Huumm.. e a massa fica deliciooosaaa como pão recheado!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei a forma que vc explicou a receita!! Super pratica e sem frescura irei fazer agora parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa massa serve p fazer mini pizza ?

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz esta receita com recheio vegetariano e ficou maravilhosa...realmente a massa e incrivel...gratidaooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Acabei de fazer e ficou maravilhoso, acrescentei oregano ficou perfeito. Parabéns

    ResponderExcluir

Scroll to top