COMO REAPROVEITAR SOBRA DE FEIJAO


Sabe aquele feijãozinho cozido na hora, fresquinho, no ponto, com todos os sabores dos temperos, e na textura perfeita? Hmmmm delícia né?!

Mas e no dia seguinte?
Óbviamente já não está lá estas coisas. E pra quem tem a familia pequena como eu (minúscula no meu caso), não daria pra cozinhar apenas meia xícara de feijão. Seria um desperdício de tempo e gás. Então sempre ficam aquelas sobrinhas para o dia seguinte.

Pensando nisso, seguem algumas dicas sobre o que fazer pra dar aquela repaginada no seu feijão amanhecido, e transformá-lo num novo prato delicioso.

CHILI DE CARNE COM FEIJÃO
É muito simples, então vamos direto ao modo de preparo:

Eu costumo picar na ponta da faca (bem miúdo) meio quilo de um coxão mole ou contra-filé e refogar com alho, sal, e cebola. Mas também da certo com carne moída. 
Depois de pronta, misturo a carne, a umas 2 conchas do feijão, com pimenta dedo de moça a gosto, 4 a 5 colheres de extrato de tomate, e umas 2 colheres de queijo cheddar de sachê, que é mais cremoso.
Para enfeitar, e combinar, vale também servir com tortilhas, e abacate, e então garantir uma refeição mexicana completa!


SOPA DE FEIJÃO
Uma delícia, especialmente agora que estamos entrando no inverno. Hmmm pra mim tem até gostinho de infância. 
Mas pra preparar este prato, o feijão tem que estar All Dente, porque se estiver muito mole, quase um creme, sua sopa não vai ficar muito apetitosa. 
Também seguindo a linha da culinária de sobras, esta é uma receita bem simples.
Basta acrescentar um pouco de água ao seu feijão, se ele estiver meio sequinho, e corrigir os temperos. Cozinhar separado do feijão, carne picadinha (pode ser até músculo, fica bem gostoso), e legumes de sua preferencia, picados bem pequeno, como vagem, cenoura, batata, etc.
Depois de cozidos, misturar ao feijão e deixar cozinhar em fogo baixo por no máximo uns 5 minutos. 
Há ainda aqueles que gostam de acrescentar macarrão, e também fica gostoso, mas se for sua intenção, antes de misturar o macarrão e os legumes, bata o seu feijão no liquidificador, pois os grãos do feijão, juntos do seu macarrão não vão ficar bacana. 


TUTU DE FEIJÃO
Delicioso, este prato não é bem um prato único, mas cai perfeitamente como um acompanhamento confort food. 
Pra este prato, procure selecionar os grãos mais firmes do feijão. Ele também não pode estar cozido demasiadamente. E dispense a grande parte do caldo. 
Em uma frigideira, refogue bacon, e calabresa se gostar, com bastante cebola picada em cubos bem pequenos, alho, e couve picada bem fininha.
Depois de refogado, misture ao seu feijão com a farinha de sua preferência (mandioca, milho, soja...), mas utilize pouca farinha pra não ficar seco ou duro demais. Sirva com cebolinha para enfeitar.
Ah, e uma pimentinha aqui também cai muito bem.


VIRADO A PAULISTA
Esta receita é bem regional, com poucas diferenças para o virado a mineira, entre outros por exemplo, mas também serve como um acompanhamento perfeito.
E esta receita é a mais indicada se o seu feijão praticamente passou do ponto, e esta mais molinho, quase um creme.
Misture a ele os mesmos ingredientes do tutu, que são alho, cebola, bacon, linguiça calabresa, pimenta, couve, entre outros de sua preferência já refogados, e vá acrescentando vagarosamente farinha de mandioca torrada. Mas cuidado pra não fabricar um tijolo!
Por isso que precisa acrescentar aos pouquinhos. O virado precisa ficar bem úmido e cremoso. E lembre-se que assim que sair do fogo, ele tende a ressecar, então deixe sempre ele um pouco mais úmido do que você deseja, enquanto estiver no fogo.

E é isso.
Se você cozinhou feijão demais, como eu costumo fazer, e não curte muito a ideia de ficar fracionando e congelando, porque fica amanhecido do mesmo jeito, você deve aproveitar e fazer um grande novo prato!

Fica a dica:
O feijão (depois de cozido), deve ficar sempre na geladeira, e em recipientes de inox, ou vidro. Por experiência própria, recipientes de plástico tendem a azedar o feijão mais rapidamente. Utilize seu feijão em no máximo 3 dias, pois alem deste tempo, seu feijão começará a oxidar.
Para cozinhar um feijão bem gostoso? Muito simples: 1 xícara de feijão (sem aquela frescura de deixar de molho), e 3 litros de água, com 2 cubos de caldo industrializado Feijão e Louro, ou Feijão e Bacon. Após pegar pressão, conte 45 minutos, retire da pressão, corrija o tempero se necessário, e esta pronto! Fácil né? ;)



1 comentários :

  1. Fiz hoje o Virado a Paulista. Ficou delicioso., Estou curtindo muito suas comidas.Parabéns!!

    ResponderExcluir

Scroll to top