FAROFA ESPECIAL COM PERNIL


     Eu poderia dizer que essa receita é perfeita pra uma sobra de pernil assado ou cozido, mas a história verdadeira é que estava com vontade e fiz tudo na hora, fresquinho.

     Não é de hoje que a namorida é apaixonada por uma boa farofa. E é bem exigente, então, eu tendo provado esta farofa de pernil a algum tempo, pensei em fazer hoje algo especial pra ela, pois logo mais ela viajaria.

     Fiz então um feijãozinho gordo com linguicinha, bacon, e pedaços de pernil, e a farofa que foi a grande estrela do almoço.
     Da forma como eu fiz, ficou perfeita, bem úmida e extremamente saborosa!
     Combina muito bem com um churrasco, ou qualquer refeição que não seja muito seca. Não é muito light, mas também ninguém come farofa todos os dias, então vale a exceção ok?

Ingredientes:
600gr de farinha de mandioca própria para farofa.
500gr de pernil em cubos
200gr de bacon em cubos e refogado
1/2 gomo de linguiça calabresa em cubinhos e refogada
1 cebola em cubinhos
2 dentes de alho esmagados
Sal
Páprica Picante
Salsinha
Cebolinha
Manteiga
Azeite
Pimenta do reino

Modo de preparo:
Coloque o pernil para refogar apenas em um fio de azeite, até selar por todos os lados. Acrescente água apenas até a altura da carne, a água não precisa cobrir a carne, e então acrescente o sal, a páprica, e deixe cozinhar por uns 30 minutos aproximadamente. Este tempo pode variar de acordo com o tamanho dos cubos do pernil que estiver utilizando. Cozinhe com a panela tampada!
Após este tempo, retire os cubos do pernil da panela, e reserve o caldo. Desfie a carne, e refogue com o bacon, a linguiça e os demais temperos, menos a salsinha e a cebolinha.
Em uma outra panela, aqueça um fio de azeite, com aproximadamente umas 100gr de manteiga. A quantidade de manteiga varia também de acordo com o seu gosto. Assim que a manteiga derreter, acrescente a farinha e todas as carnes. Assim que todos os ingredientes se incorporarem, vá acrescentando bem lentamente o caldo da carne, até que a farinha esteja cozida (assada, frita, não sei como dizer, e tome cuidado pois ela queima muito rapidamente). Não precisa utilizar todo o caldo, vá acrescentando apenas para manter uma boa umidade da farofa ao seu gosto. Assim que terminar esta etapa, desligue o fogo, acrescente a salsinha e a cebolinha, misture tudo, e esta pronto!

Fica a dica:
Tome muito cuidado com o sal! Esta farofa leva carnes salgadas, e na real, você poderia acrescentar muuuito sal na farofa até perceber alguma diferença, pois a farinha dá uma boa maquiada no sal, portanto, menos sal, e mais temperos, é a dica light dessa farofa! ;)

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top