ENTENDA MAIS SOBRE O NOVO PADRÃO BRASILEIRO DE TOMADAS

Novo Padrão Brasileiro de Tomadas de acordo com a norma NBR 14136.
Esta norma foi aprovada em 2001 com a participação de vários setores da sociedade, sempre buscando a segurança das instalações elétricas e principalmente a segurança dos usuários.


Segurança contra choque elétrico
Em função do rebaixo existente na configuração desta tomada, evita-se o contato com as partes energizadas dos plugues, fato este muito comum quando um plugue está parcialmente inserido na tomada ou quando ocorre uma inserção unipolar deixando um dos pinos energizado exposto ao contato do usuário.
 
- Inserção parcial: quando um plugue estiver parcial ou totalmente inserido na tomada, não pode permitir contato acidental com as partes vivas (energizadas);


- Inserção unipolar: não deve ser possível estabelecer ligação entre um pino de um plugue e o contato sob tensão de uma tomada enquanto o outro pino permanecer acessível:



Conclusão:
Em ambos os casos os usuários podem levar um choque elétrico com risco de vida, principalmente as crianças, e com a nova geometria da tomada padrão isso não ocorrerá;


Padronização de apenas duas versões de correntes nominais
A NBR 14136 padroniza as correntes de 10 A e 20 A. Em função do diâmetro dos plugues torna-se impossível a inserção de um plugue de 20 A em uma tomada de 10 A, evitando-se desta forma uma situação de sobrecarga.

Entretanto, o consumidor poderá utilizar um plugue de 10 A em uma tomada de 20 A. Esta solução proporciona ao usuário maior versatilidade.

Conexão do condutor terra antes dos demais
Com o novo padrão e devido as suas características, o condutor terra sempre será conectado antes dos condutores de energia lembrando que o aterramento é obrigatório nas novas instalações desde julho de 2006, conforme a Lei 11.337, alem de ser fundamental para a segurança do usuário.



Fica a dica: Existem no mercado, adaptadores universais, e especificos. De preferencia a adaptadores de boa qualidade. Eu aqui na empresa trabalho com adaptadores da marca SMS, e são os melhores que ja encontramos por enquanto no mercado. Eu sei que é um saco ter q comprar adaptador pra todos os aparelhos que voce compra hoje em dia, ou então ter que trocar as tomadas da sua casa. Também acho um pé na bolsa escrotal, e o que mais me impressiona é saber que não conseguiram definir normas e padrões mundiais. Ou seja, ainda pode mudar mais vezes. Outra coisa que precisava padronizar eram as voltagens. Quem ja não queimou um aparelho elétrico, ou quase queimou, por ligar em voltagem 110v 220v trocado?

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top